Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o que vem gerando impactos adversos na saúde humana e no meio ambiente. Segundo Ruy Muricy de Abreu, técnico da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (Coviam) da Sesab, vários estudos científicos em diversos países têm evidenciado a relação entre o uso de agrotóxicos e diversas doenças, a exemplo de leucemias e outros cânceres; alterações neurológicas (como Doença de Parkinson); lesões no fígado, pele e pulmão; alergias, alterações hormonais, problemas comportamentais e de saúde mental.
Outros estudos ainda sugerem alterações genéticas e má formação em animais. “Esses venenos estão presentes no nosso dia a dia e podem contaminar, também, o solo, o ar, os alimentos, a água e a vida animal”, afirma Ruy Muricy, que é engenheiro agrônomo. Ele ressalta que ainda há uma invisibilidade para a dimensão do problema. “Existe uma subnotificação de casos de intoxicação, sobretudo, do trabalhador rural e seus familiares, que diariamente se expõem aos venenos agrícolas”, destaca.
Além da mostra de trabalhos, o Expo VSPEA terá palestras do agrônomo Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da coordenadora geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Thais Cavendish.
Palestras
O tema da palestra de Meirelles será “A Realidade Silenciosa dos Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e no Meio Ambiente”. Já Cavendish vai falar sobre “A Implementação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA)”.
O objetivo principal do Expo VSPEA é a troca de experiências e capacitação de profissionais de saúde para fortalecer as ações integradas e articuladas em saúde pública.
O simpósio é promovido através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS). O evento é voltado para profissionais da saúde pública que atuam em Vigilância e Atenção à Saúde nas diferentes esferas: municipal, regional, estadual e federal.
Haverá representantes dos nove Núcleos Regionais de Saúde e 40 municípios prioritários da Bahia. As inscrições são gratuitas. Quem ainda não foi comunicado sobre o evento e tem interesse em participar pode procurar os coordenadores regionais de saúde ou a secretaria municipal da cidade onde atua. Também pode entrar em contato com a Coviam pelo e-mail: divisa.coviam@gmail.com ou pelo telefone (71) 3270-5772/ 5806. O local em Salvador onde será realizado o Expo VSPEA será divulgado em breve.
Programação:
Fonte: Divisa/Sesab.
Nenhum comentário:
Postar um comentário