
A promoção do curso, que contemplará cerca de 160 profissionais dos níveis médio e superior, dá continuidade ao processo de descentralização das ações de toxicovigilância, que vem sendo implementadas pelo CIAVE desde 2000. A iniciativa, que já alcançou mais de 15 mil profissionais de saúde de Salvador e municípios do interior, inclui a implantação de bancos de dados e de antídotos nos hospitais de referência das regionais. Todos os participantes recebem material didático como cartazes, folhetos e cartilhas, com noções básicas sobre os principais temas relacionados à Toxicologia.
O Seminário de Urgências Toxicológicas, que acontecerá no dia 12, é voltado para profissionais de nível superior - emergencistas dos hospitais da regional, das secretarias municipais de saúde e do Programa de Saúde da Família. Serão apresentados, entre outros, os seguintes assuntos: Programa de Toxicovigilância, acidentes por animais peçonhentos, diagnóstico e tratamento das principais intoxicações, o Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos e a utilização de soros.
No dia seguinte (13), acontece o Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas, destinado a profissionais de saúde de nível médio - agentes comunitários e de endemias, de vigilância em saúde, de Centros de Controle de Zoonoses e de outras unidades das secretarias de Saúde dos municípios. O curso aborda temas como a introdução à Toxicologia, medidas de prevenção e primeiros socorros nas intoxicações exógenas e acidentes por animais peçonhentos.
Fonte: CIAVE e ASCOM/SESAB. Leia mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário