Em evento comemorativo ao Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, profissionais discutem na manhã de hoje sobre o uso de agentes tóxicos na tentativa de suicídio. O tema será apresentado pelo farmacêutico Jucelino Nery, coordenador técnico do Centro Antiveneno (Ciave).
Em 2016, foram registrados 3.094 casos de intoxicação exógena através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan, sendo 23,6% decorrentes de tentativa de suicídio. Segundo o farmacêutico JucelinoNery, o produto mais frequentemente utilizado é o medicamento (45%) e os raticidas (25%), principalmente o raticida clandestino conhecido como "chumbinho".
Como medida preventiva da tentativa de suicídio, o farmacêutico ressalta a necessidade de se estar atento aos sinais de alerta de formação da ideia suicida: automutilação e/ou práticas autodestrutivas; mudanças marcantes no comportamento ou nos hábitos; isolamento social; interesse por sites e/ou redes sociais sobre suicídio; na adolescência: comportamentos típicos dessa fase, como agressividade, irritabilidade e impulsividade podem camuflar um quadro depressivo; em idosos: diminuição ou ausência de cuidados com o corpo, isolamento social e doenças crônicas.
Fonte: CIAVE

O CIATox-BA, denominado de Centro de Informações Antiveneno - CIAVE até novembro de 2019, atua na orientação, diagnóstico, terapêutica e assistência presencial de pacientes intoxicados, além de realizar atendimentos às pessoas com risco para tentativas de suicídio,análises toxicológicas de urgência, identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas, manutenção e distribuição de antídotos e de soros antipeçonhentos para todo o estado. Contato: (71) 3103-4343.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário