A avaliação da exposição ambiental ao Manganês foi tema de pesquisa feita pelo professor Gustavo Viana, docente do colegiado de Farmácia da FG. Com o tema “Avaliação da exposição ambiental ao manganês por marcadores não invasivos e efeitos neuropsicológicos em adultos”, o trabalho foi apresentado no V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, que ocorreu em setembro de 2014, em Salvador.
O projeto de pesquisa foi fruto de uma parceria entre o Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Psicologia da UFBA. A pesquisa foi desenvolvida na região de Simões Filho, interior baiano, em duas comunidades expostas ambientalmente por via atmosférica ao Manganês.
Na pesquisa, foi demonstrado um comprometimento na memória e em funções cognitivas em adultos expostos, de forma que quanto maiores os níveis biológicos do Manganês, maior o comprometimento nessas funções neuropsicológicas. A pesquisa ainda contou com um caráter inédito em nível internacional, pois os resultados sugerem novos biomarcadores para se avaliar o comprometimento neuropsicológico de pessoas expostas ambientalmente a este metal neurotóxico.O projeto de pesquisa foi fruto de uma parceria entre o Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Psicologia da UFBA. A pesquisa foi desenvolvida na região de Simões Filho, interior baiano, em duas comunidades expostas ambientalmente por via atmosférica ao Manganês.
Os resultados também foram publicados recentemente em uma revista de alto impacto internacional, a Toxicology Letters – revista especializada na área da toxicologia, que tem por objetivo publicar resultados de pesquisas inovadoras na referida área. Trata-se de uma revista indexada com alto fator de impacto e com a maior avaliação dentre os critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Qualis A1.
A pesquisa contou com a co-autoria de pesquisadores da UFBA; e com a participação dos pesquisadores Chrissie Ferreira, Lorena Nunes, Juliana Rodrigues, Nathália Ribeiro, Diego Almeida, Junia Ferreira, Neander Abreu e José Antonio Menezes Filho.
O professor Gustavo Viana destaca a importância do incentivo à pesquisa científica ainda na graduação para a produção de conhecimento. “A participação em eventos científicos como este é de grande importância para o docente, pois é uma oportunidade para apresentar os resultados de seus trabalhos de pesquisa e, ao mesmo tempo, se atualizar na área”, afirmou.
Fonte: Faculdade Guanambi.
Fonte: Faculdade Guanambi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário