O 8º Congresso de Toxicologia em Países em Desenvolvimento será realizado em Bangkok, Tailândia, no período de 10 a 23 de setembro deste ano, promovido pela Sociedade Tailandesa de Toxicologia e União Internacional de Toxicologia (IUTOX).
O evento, que terá como tema “compartilhar o conhecimento toxicológico para a vida e meio ambiente saudáveis”, visa oferecer um fórum para a discussão de problemas toxicológicos que enfrentam os países em desenvolvimento e para troca de pontos de vista entre toxicologistas de todo o mundo, especialmente dos países em desenvolvimento e regiões.
De acordo com a programação do Congresso, diversos palestrantes internacionais participarão e, dentre eles, estará o farmacêutico brasileiro, doutor em Bioquímica, Ernani Pinto. Ele abordará o tema “Saxitoxinas em água doce”, no âmbito do simpósio entitulado “Toxinas de origem alimentar em países em desenvolvimento”.
O Dr. Ernani é professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e possui mais de 60 artigos publicados em periódicos especializados, além de cerca de 100 trabalhos/resumos em congressos nacionais e internacionais. Ernani atua na área de Toxicologia, Metabolômica e Proteômica, com ênfase em análises de toxinas, produtos naturais de algas e cianobactérias e produtos de degradação de medicamentos.
As saxitoxinas são produzidas por dinoflagelados que constituem o fitoplâncton (base da cadeia alimentar existente no meio de vida aquático). Sob condições ambientais favoráveis (como temperatura superior a 5-8ºC, presença de nutrientes e luz, baixa salinidade, etc) pode ocorrer um aumento explosivo da população de dinoflagelados, e que, devido aos pigmentos que possuem, provoca uma coloração avermelhada ou amarelada da água formando as chamadas marés vermelhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário