segunda-feira, 30 de julho de 2012

Audiência Pública Marcará Instalação do Fórum Baiano de Agrotóxicos



Será realizada amanhã (31/07), terça-feira, no auditório do Ministério Público do Trabalho - MPT, Corredor da Vitória, audiência pública sobre o uso de agrotóxicos e seus impactos no maio ambiente e na saúde de trabalhadores rurais e consumidores de alimentos. Durante o evento, será instalado o Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Capitaneada pelo MPT em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, a audiência vai discutir aspectos do uso indiscriminado de produtos químicos nas lavouras em todo o território baiano e seus reflexos sobre a natureza e sobre a saúde, tanto das pessoas que lidam com os agrotóxicos quanto de toda a sociedade, que consome alimentos com altas doses dessas substâncias. Nesse sentido, a criação do Fórum é um instrumento essencial para que se desenvolvam políticas públicas e ações de conscientização voltadas para toda a sociedade visando o uso racional dos agrotóxicos.

“A criação do Fórum é um passo fundamental para que os órgãos públicos e as entidades da sociedade civil envolvidos com essa temática possam debater e encontrar meios eficazes de combater os impactos negativos que os agrotóxicos provocam no meio ambiente e na saúde das pessoas que os manuseiam e de todos aqueles que os consomem mesmo sem saber”, declarou o Procurador do Trabalho Dr. Pedro Serafim. Ele é o responsável pela instalação do fórum nacional, depois de ter capitaneado a criação do fórum pernambucano. “Reunir as entidades para definir ações conjuntas é o melhor caminho para enfrentar esse problema”, afirmou.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que somente em 2008 foram registradas no país quase 900 mil mortes decorrentes direta ou indiretamente do uso de agrotóxicos. O uso desses produtos cresceu 236% no Brasil entre 2000 e 2007. Na Bahia, o fórum vai reunir órgãos governamentais, entidades da sociedade civil e ONGs com o objetivo de pressionar os governos e os produtores rurais a adotar regras e práticas responsáveis em relação ao uso desses produtos na produção agrícola.

Confira a programação:


Fonte: MPT-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário