quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Anvisa Investiga Surto de Botulismo


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde (MS) informam que há uma suspeita de surto de botulismo sendo investigada pelo Estado de São Paulo. Quatro pessoas de uma mesma família, moradoras da Cidade de Nova Canaã Paulista desenvolveram quadro compatível com a doença e já foram tratadas com o soro específico.


Os lotes dos alimentos relacionados aos casos já foram interditados pela vigilância sanitária de São Paulo. A Anvisa, por sua vez, alerta que os lotes desses produtos não devem ser consumidos enquanto a investigação não for concluída. Os lotes dos produtos sob suspeita são:


- Milho Verde em Conserva, marca Quero, Validade 07/2014, Lote 300437, produzido por Coniexpress S.A. Indústria Alimentícia, CNPJ 50955707/0001-72, situada a Rodovia GO 080, Km 26, Nerópolis, GO


- Mortadela Estrela, Fabricada em 16/07/2012, Validade 13/10/2012, Lote 160712, produzido pelo Matadouro Frigorífico Frigoestrela, CNPJ 52645009/0011-25, situado na Chácara Aparecida s/n, Bloco A, Zona Rural, Estrela D´Oeste, SP.

A Vigilância do Estado de Goiás e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram contatados a fim de proceder a fiscalização das unidades fabris responsáveis pela produção dos produtos investigados e informar o mapa de distribuição dos mesmos. Segundo o mapa de distribuição do Milho Verde em Conserva, o lote só foi distribuído em cidades do estado de São Paulo, onde o mesmo encontra-se interditado. Em relação à mortadela, o lote do produto foi distribuído em três estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo) e as unidades localizadas no comércio já foram recolhidas, conforme constatado pela vigilância desses estados.

A Anvisa manterá os consumidores informados sobre a evolução das investigações e adotará as medidas necessárias caso novas evidências e fatos sejam identificados.

O botulismo é uma doença não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum e se caracteriza clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais. A enfermidade pode ter evolução grave, com necessidade de hospitalização prolongada.


Fonte: Anvisa. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário