segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Capacitação em Vitória da Conquista

O Centro de Informações Antiveneno - CIAVE realizou no último dia 28, no auditório do CEMAE, em Vitória da Conquista, cursos de capacitação para profissionais de saúde da 20ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES). No turno da manhã participaram 486 profissionais, em sua maioria agentes comunitários de saúde e de endemias. Pela tarde, estiveram presentes 153 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros), além de 19 estudantes de Medicina e Enfermagem.

Este foi o 4º treinamento do ano realizado pelo CIAVE. O público-alvo consistiu dos coordenadores do Programa de Saúde da Família (PSF), instrutores e supervisores do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), profissionais emergencistas dos hospitais estaduais e municipais, profissionais que atuam nas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e agentes de saúde dos 19 municípios que integram a 20a DIRES (Anexo I).

Os eventos apresentaram como objetivos:

1. Capacitar emergencistas das unidades hospitalares públicas da região;
2. Capacitar instrutores e supervisores do Programa de Agentes Comunitários e outros profissionais de Saúde da Regional;
3. Incentivar a criação e posterior implementação de bancos de dados toxicológicos;
4. Incentivar a criação e posterior implementação de bancos de antídotos, considerando a epidemiologia das intoxicações na região.
5. Capacitar agentes comunitários em medidas preventivas e primeiros-socorros em casos de envenenamento.

Os palestrantes foram Dr. Daniel Santos Rebouças (médico toxicologista), Dr. Jucelino Nery da Conceição Filho (farmacêutico-bioquímico) e Dra. Soraya Rigo (psicóloga), todos técnicos do CIAVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário