quinta-feira, 14 de março de 2013

Intoxicação por pó-de-mico em MG


Vagem da mucuna pruriens de
onde se extrai o pó-de-mico
Em episódio de brincadeira com o conhecido pó-de-mico interrompeu as aulas em uma escola estadual de Ibiraci, no sul de Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (13). 

Alunos jogaram "pó de mico" no ventilador da sala de aula e a substância rapidamente se espalhou, atingindo outras salas. Mais de cem alunos na faixa de 10 a 12 anos se intoxicaram e 90 foram hospitalizadas. 

Os alunos atingidos apresentavam reações alérgicas, principalmente, coceira. Para atender o grande número de vítimas, uma força tarefa foi montada. De acordo com a direção do Hospital Municipal de Ibiraci, as crianças foram liberadas horas depois. Uma das preocupações dos médicos era de que a coceira causasse inflamações ou que a intoxicação levasse a crises de asma ou até mesmo a problemas pulmonares.

Três estudantes foram apontados como autores e responderão internamente na escola. Segundo informações da unidade de ensino, um procedimento foi aberto internamente, porém, não foram fornecidos detalhes.

O pó-de-mico consiste em tricomas (semelhante a pêlos) que recobrem as superfícies de grandes vagens das trepadeiras conhecidas, em geral, de Mucunã, olho-de-boi, ou pó-de-mico.

Os tricomas agem na pele de forma mecânica, quanto mais se coça mais os tricomas afundam na superfície da pele causando mais irritação e intenso prurido (coceira). A estrutura do tricoma possui dentículos laterais que ajudam a prendê-lo na epiderme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário