quinta-feira, 14 de março de 2013

Intoxicação e mortes por metanol na Líbia


A ingestão de bebida alcoólica adulterada provocou a intoxicação de mais de 370 pessoas, com 51 óbitos, no último sábado (10/03), em Trípoli, capital da Líbia. A idade das vítimas variam entre 19 e 50 anos.

O diretor dos serviços de saúde do centro médico de Tripoli, Yussef al-Wafi, afirmou que "os exames preliminares revelam sintomas de intoxicação devido ao consumo de álcool adulterado com metanol, que pode provocar insuficiência renal, cegueira, convulsões e a morte".


Um porta-voz do Ministério do Interior líbio, Houssine Al-Ameri, afirmou que foi aberto um inquérito para determinar a responsabilidades pelo ocorrido.


Fonte dos serviços de segurança, que falou sob anonimato, indicou que o ministério se prepara para agir contra os traficantes e vendedores clandestinos de álcool.


O consumo e venda de álcool são proibidos na Líbia, embora esteja disponível no mercado negro. O fim do regime de Muammar Kadhafi, em 2011, e a instabilidade nas fronteiras provocou o aumento do tráfico de álcool e drogas.


A ilegalidade dá margem à adulteração das bebidas, que em alguns lugares são produzidas em destilarias clandestinas, em casas e fazendas abandonadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário