domingo, 16 de março de 2014

Conheça vegetais comuns na sua dieta, mas que podem intoxicar os cães

Apesar das rações estarem substituindo cada vez mais as sobras de comida, muitos donos ainda oferecem alimentos inadequados a cães e gatos. Essa prática, feita para agradar os pets, pode representar sérios riscos à saúde do animal. "Além da comida industrializada, como embutidos, enlatados e conservas, muitos vegetais são extremamente tóxicos ao organismo de cães e gatos. Tanto que grande parte dos casos de intoxicação registrados em clínicas veterinárias do País são provocados pela ingestão de frutas e legumes, como tomates, alho, cebola, uvas e maçãs. Por isso, é fundamental conscientizar  donos e também criadores sobre os cuidados necessários com a alimentação destes bichos de estimação", alerta a veterinária Valéria Pires Corrêa, diretora técnica da rede Pet Center Marginal.


Alho e cebola 
Embora não sejam servidos em grandes porções, alho e cebola são consumidos em uma quantidade considerável por cães e gatos, à medida em que eles desenvolvem o hábito de se alimentar de arroz, feijão ou salada, misturados aos pedaços de carne que recebem de seus donos. "As espécies de alho e cebola mais comuns em nossa mesa são justamente as mais tóxicas para cães e gatos. Nelas, a quantidade de substâncias oxidantes, como odissulfeto de n-propil, é muito superior ao que as vias metabólicas antioxidantes destes animais conseguem suportar", explica a veterinária. "Por isso, o consumo frequente desses vegetais pode resultar em uma reação conhecida como hemólise oxidativa. Ou seja, um processo que destrói a hemoglobina e os glóbulos vermelhos do sangue, ocasionando anemia profunda, icterícia, sangue na urina e até a morte." 

Uvas e passas 
Utilizadas em pratos como arroz à grega ou em assados de diferentes tipos, uvas comuns ou passas também costumam ser oferecidas aos cães como parte das sobras da mesa. Esse tipo de alimentação, no entanto, pode afetá-los gravemente. Ao consumir uvas de qualquer tipo em grande quantidade, o cão pode apresentar vômito, diarreia, letargia e polidipsia (maior consumo de água). Outros sintomas como anorexia, depressão e oligúria (diminuição na produção de urina) também podem aparecer em função da intoxicação por uvas. "A substância que provoca todas essas reações ainda é desconhecida. Mas a ingestão de uvas por cães pode levá-los, inclusive, à falência renal", alerta Valéria. 

Maçãs

As maçãs não são tóxicas para cães e gatos. Porém as suas sementes e, possivelmente, as suas folhas, carregam um composto conhecido como cianogênico-cianida. Essa substância altera o processo de respiração celular dentro do organismo do animal, causando palidez das mucosas, taquipneia, taquicardia, nauseas, vômito, convulsões e pode ocorrer a morte do animal. "Todos estes sintomas aparecem pouco tempo após a ingestão da fruta. Mas, em caso de dúvida, também se pode identificar esse tipo de intoxicação pelo odor próximo ao de amêndoas no hálito ou no conteúdo gástrico expelido com o vômito, as fezes ou a urina do animal", explica a veterinária. 

Tomates 
A ingestão de tomates afeta a saúde de cães e gatos em função da chamada tomatina. Essa substância é encontrada em maior quantidade em frutas verdes. Nas maduras, ela já está quase totalmente metabolizada. Contudo, é importante manter a cautela. A tomatina pode provocar distúrbios gastrointestinais e cardíacos, além de doenças que afetam o sistema nervoso central dos animais, como ataxia, fraqueza muscular e tremores. "Como os tomates servidos a cães e gatos quase sempre estão maduros, a absorção de tomatina pelo organismo deles não é grande. Por isso, casos mais graves de intoxicação por essa substância ainda são raros", diz a veterinária. "Porém, é importante estar atento. Em sítios ou fazendas, por exemplo s, os pets podem ter acesso a frutos ainda verdes e apresentar complicações", conclui. 

Alimentação balanceada 
Tendo em vista o que a má alimentação oferecida a cães e gatos pode provocar, o que fazer para mantê-los sempre saudáveis? Segundo Valéria, a tarefa é simples. Tudo o que os donos precisam fazer é oferecer aos seus bichos de estimação uma dieta balanceada. "Isso se consegue oferecendo aos animais uma combinação equilibrada de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais", explica. "Embora alguns deles gostem muito da comida preparada pelos donos, esse tipo de alimentação se obtém melhor com ração de boa qualidade", afirma. 


Fonte: Bonde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário