sábado, 25 de novembro de 2017

Simpósio aborda a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos

Salvador sedia entre os dias 5 e 7 dezembro, o Simpósio Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, o Expo VSPEA. O evento irá apresentar as experiências de sucesso desenvolvidas no País neste segmento. Dos 20 trabalhos selecionados para apresentação, cinco são de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o que vem gerando impactos adversos na saúde humana e no meio ambiente. Segundo Ruy Muricy de Abreu, técnico da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (Coviam) da Sesab, vários estudos científicos em diversos países têm evidenciado a relação entre o uso de agrotóxicos e diversas doenças, a exemplo de leucemias e outros cânceres; alterações neurológicas (como Doença de Parkinson); lesões no fígado, pele e pulmão; alergias, alterações hormonais, problemas comportamentais e de saúde mental.

Outros estudos ainda sugerem alterações genéticas e má formação em animais. “Esses venenos estão presentes no nosso dia a dia e podem contaminar, também, o solo, o ar, os alimentos, a água e a vida animal”, afirma Ruy Muricy, que é engenheiro agrônomo. Ele ressalta que ainda há uma invisibilidade para a dimensão do problema. “Existe uma subnotificação de casos de intoxicação, sobretudo, do trabalhador rural e seus familiares, que diariamente se expõem aos venenos agrícolas”, destaca.

Além da mostra de trabalhos, o Expo VSPEA terá palestras do agrônomo Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da coordenadora geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Thais Cavendish.

Palestras
O tema da palestra de Meirelles será “A Realidade Silenciosa dos Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e no Meio Ambiente”. Já Cavendish vai falar sobre “A Implementação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA)”.

O objetivo principal do Expo VSPEA é a troca de experiências e capacitação de profissionais de saúde para fortalecer as ações integradas e articuladas em saúde pública.

O simpósio é promovido através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS). O evento é voltado para profissionais da saúde pública que atuam em Vigilância e Atenção à Saúde nas diferentes esferas: municipal, regional, estadual e federal.

Haverá representantes dos nove Núcleos Regionais de Saúde e 40 municípios prioritários da Bahia. As inscrições são gratuitas. Quem ainda não foi comunicado sobre o evento e tem interesse em participar pode procurar os coordenadores regionais de saúde ou a secretaria municipal da cidade onde atua. Também pode entrar em contato com a Coviam pelo e-mail: divisa.coviam@gmail.com ou pelo telefone (71) 3270-5772/ 5806. O local em Salvador onde será realizado o Expo VSPEA será divulgado em breve.

Programação:

 

 


Fonte: Divisa/Sesab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário