terça-feira, 22 de outubro de 2019

ANIVERSÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO-CIAVE

          O suicídio está entre as 20 principais causas de óbitos, em todas as idades no mundo. Com base nas estimativas da OMS, a cada ano, aproximadamente 1 milhão de pessoas conseguiram dar fim às suas vidas e o número daquelas que tentam podem ser ainda maiores, já que não existem oficialmente estatísticas precisas sobre as tentativas de suicídio. Vários fatores de riscos estão associados às tentativas de suicídio, como por exemplo: violência doméstica, consumo de substâncias ilícitas e lícitas, depressão e outros problemas de saúde mental, problemas sociais e econômicos, dentre outros.
O suicídio pode ser evitado, se forem adotadas as estratégias necessárias para a sua prevenção, o que inclui:

  1. Redução do acesso aos meios e às substâncias tóxicas, a exemplo de políticas de redução de armas de fogo e agrotóxicos. Destaca-se, atualmente, e o Brasil vem adotando políticas que estão na contramão da prevenção do suicídio.https://www.camara.leg.br/noticias/585715-regras-sobre-liberacao-de-agrotoxicos-geram-polemica-em-debate-na-camara/ https://globoplay.globo.com/v/7728232/
  2. Estimular comportamentos responsáveis por parte das mídias sociais sobre a prevenção do suicídio;
  3. Tratamento adequado dos transtornos mentais e emocionais;
  4. Apoio e suporte familiar;
  5. Rede de serviços de saúde e de serviços sociais acessível, acolhedora e qualificada para o cuidado aos pacientes, objetivando promover o cuidado integral e adequado  ao problema apresentado pelo indivíduo,  tratamento farmacológico e acompanhamento psicoterápico. 
           No NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO-CIAVE  são atendidas pessoas com quadro de depressão grave e/ou com outros transtornos psíquicos e que tentaram suicídio ou que tiveram ideação suicida. Propõe uma ação interdisciplinar, incluindo psicoterapia, psiquiatria, terapia ocupacional individual e de grupo, visitas domiciliares e reuniões familiares de caráter informativo, incluindo orientação e acolhimento. Para isso, conta com 2 psicólogos, 3 psiquiatras e 2 terapeutas ocupacionais. O NEPS oferece tratamento ao paciente em crise, mas também desenvolve atividades de pesquisa na área do suicídio, além de oferecer cursos de capacitação profissional sobre a abordagem ao paciente suicida, e estágios para estudantes de graduação do curso de psicologia.
           

  Hoje estamos comemorando o aniversário do NEPS-CIAVE onde será lançado um Livro de Poesias dos pacientes do serviço e acontecerá a Ciranda Literária com a participação especial do Prof. Jorge Portugal.


Contamos com a sua presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário