terça-feira, 5 de abril de 2011

CIAVE Realiza Capacitação em Toxicologia para Profissionais da 29ª DIRES

Profissionais de saúde de Amargosa e demais municípios da 29ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) serão contemplados com o curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas e o Seminário de Urgências Toxicológicas, promovidos pela Secretaria da Saúde do Estado, através do Centro de Informações Antiveneno (CIAVE). Os eventos acontecerão nos dias 5 e 6 de abril, no Plenário da Câmara de Vereadores de Amargosa, com o objetivo de capacitar profissionais de saúde de nível médio e superior para a prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de intoxicações exógenas.

O treinamento de profissionais de saúde da 29ª Dires dá início às atividades de capacitação em 2011 e marca a continuidade do processo de descentralização das ações de toxicovigilância, que vem sendo implementadas pelo Ciave desde 2000. A iniciativa, que já alcançou mais de 15 mil profissionais de saúde de Salvador e municípios do interior, também inclui a implantação de bancos de dados nos municípios já capacitados nos treinamentos e de bancos de antídotos nos hospitais de referência das regionais.

O Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas destina-se a profissionais de saúde de nível médio - agentes comunitários e de endemias, de vigilância em saúde, de Centros de Controle de Zoonoses e de outras unidades das secretarias municipais de Saúde dos municípios. O Curso será realizado no dia 5 de abril, das 13 às 17 horas, enfocando temas como a introdução à Toxicologia, medidas de prevenção e primeiros socorros nas intoxicações exógenas e acidentes por animais peçonhentos.

No dia seguinte, das 8 às 17 horas, acontecerá o Seminário de Urgências Toxicológicas, para profissionais de nível superior - emergencistas dos hospitais da regional, das secretarias municipais de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família. Serão apresentados, entre outros, os seguintes assuntos: Programas de Toxicovigilância, abordagem ao paciente suicida, acidentes por animais peçonhentos, diagnóstico e tratamento das principais intoxicações e o Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos.

Organizada pelas equipes do Ciave e da 29ª Dires, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde da região, a Capacitação terá como palestrantes o médico-toxicologista e diretor Daniel Rebouças, a psicóloga Soraya Rigo, coordenadora do Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio (NEPS) e o farmacêutico Jucelino Nery, coordenador de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, todos da equipe do Ciave, centro de referência estadual em toxicologia.

Fonte: CIAVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário