terça-feira, 5 de abril de 2011

Surto de Botulismo em Santa Catarina

O Ministério da Saúde (MS), através da Nota Técnica nº 001/2011, divulga a confirmação de um surto de botulismo ocorrido em Santa Catarina, na primeira quinzena de março de 2011, envolvendo sete pessoas, uma das quais faleceu.

De acordo com o MS, as equipes de vigilância epidemiológica e sanitária das Secretarias de Estado da Saúde de Santa Catarina e Rio Grande do Sul realizaram investigação e interditaram, cautelarmente, o alimento suspeito disponível no comércio (mortadela com toucinho da marca Pena Branca, fabricada em 17 de fevereiro de 2011, com validade até 18 de abril de 2011) tão logo notificada a suspeita dos casos. O evento foi amplamente noticiado à população local.

A nota afirma que a inspeção e a fiscalização das indústrias que fabricam produtos de origem animal são de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA –, que realizou inspeção tecnológica e higiênico-sanitária na empresa Penasul Alimentos Ltda. A empresa recolheu o produto dos pontos de venda, que estavam restritos aos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunicou as vigilâncias epidemiológicas e sanitárias das secretarias estaduais de saúde do país para que ficassem atentas diante de qualquer outro caso suspeito.

Ainda de acordo com o MS, após as medidas de interdição e recolhimento do produto, nenhum novo caso suspeito de botulismo por esse alimento foi identificado.

O MS, pelo principio da precaução, recomenda que as pessoas que ainda tenham mortadela com toucinho da marca Pena Branca em estoque residencial ou comercial, fabricada em 17 de fevereiro de 2011, descartem o produto por ser impróprio para consumo humano.

Fonte: ANVISA. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário