quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ciave organiza o V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica em Salvador

O Centro Antiveneno da Bahia – Ciave completa esse mês 34 anos de existência, criado em 30 de agosto de 1980, órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e centro estadual de referência em Toxicologia, presta assistência a pacientes e orientação toxicológica especializada aos profissionais de saúde em plantões ininterruptos.

Como atividade comemorativa ao seu aniversário, o Ciave realizará em Salvador, de 10 a 12 de setembro de 2014, no Fiesta Bahia Hotel, o V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2º Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica e o I Fórum Brasileiro e III Fórum Baiano Sobre Suicídio.

O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos – Abracit, que tem atualmente como presidente o Dr. Daniel Rebouças, diretor do Ciave, e possui como tema “As intoxicações no âmbito da atenção à saúde”.

Participarão do Congresso representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de diversas instituições de ensino superior, convidados internacionais e profissionais e estudantes das diversas áreas do conhecimento, oriundos de todas as regiões do país, principalmente aqueles que atuam nos 32 Centros associados à Abracit.

Dentre os convidados internacionais estão a Dra. Marylin Huestis, do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (NIDA) dos Estados Unidos da América (EUA);  Dr. Lewis Nelson, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, médico da NYU Langone Medical Center e Bellevue Hospital Center, além de diretor do Centro de Controle de Intoxicações de Nova York (EUA); Dr. Alvin C. Bronstein, diretor médico do Rocky Mountain Poison Center, professor associado da Universidade do Colorado e membro da American Association of Poison Control Centers (AAPCC); Dr. Bruno Megarbane, professor da Paris-Diderot University e médico do Hospital Lariboisière (França) e Dr. José María Gutiérrez, professor da Universidade da Costa Rica.


O Congresso proporcionará a oportunidade de apresentação e discussão dos mais diversos temas relacionados à Toxicologia Clínica, Toxicologia Analítica e Clínica do Suicídio no Brasil. Desta forma, permitirá a reflexão e a formulação de propostas para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas publicas referentes à Toxicologia, ao funcionamento dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica – CIATox e ao Sistema Único de Saúde – SUS, com ênfase naquelas que visam a atenção integral à saúde das populações expostas aos mais diversos riscos tóxicos.

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário