domingo, 15 de junho de 2014

Secretaria de Saúde de Santa Catarina anuncia Política de Antídotos nos 30 anos do Centro de Informações Toxicológicas

Em funcionamento desde 1984, o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT-SC) completou 30 anos na quarta-feira, dia 14, data que também lembra o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, instituído pela Lei Estadual nº 13.175, de 29 de novembro de 2004. Um evento em alusão à data foi realizado às 9h, no Hospital Universitário (HU), em Florianópolis. Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou a Política de Antídotos do Estado de Santa Catarina, que prevê a implantação de diretrizes para assegurar o tratamento adequado aos pacientes agudamente intoxicados.

O CIT-SC é considerado referência em Toxicologia Clínica no Estado e registrou aproximadamente 175 mil atendimentos desde o início das atividades. Os casos mais comuns são de intoxicações por medicamentos, agrotóxicos, produtos veterinários, raticidas, produtos químicos industriais e de uso domiciliar, drogas de abuso, plantas tóxicas e envenenamentos por animais peçonhentos. “O CIT faz um trabalho importantíssimo, que poucas pessoas conhecem. Envolve técnica e estudos científicos que resultam em mais proteção e cuidados à população”, salienta a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt.

O atendimento do CIT-SC é permanente, em regime de plantão 24 horas. O serviço é oferecido gratuitamente por telefone ou pessoalmente e atende profissionais da saúde em caráter de urgência, em casos de intoxicações e envenenamentos. Além disso, presta informações em caráter preventivo e educativo à população em geral.

O Centro também atua na identificação de animais peçonhentos, assessora órgãos públicos em assuntos relacionados a intoxicações, além de realizar campanhas em prol do uso correto de substâncias potencialmente tóxicas e da prevenção de acidentes.

Localizado junto ao Hospital Universitário, o CIT-SC é um serviço público vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Osvaldo Cruz.

Principais atividades do CIT:

- Prover informações técnicas em casos de urgência e emergência, auxiliando os profissionais no diagnóstico e no tratamento de intoxicações / envenenamentos.
- Acompanhamento dos casos de intoxicação até a resolução dos mesmos.
- Prestar informações sobre primeiros socorros à população em geral, ao mesmo tempo que orienta em caráter educativo/preventivo.
- Realização de cursos e palestras para profissionais da área da saúde e para o público em geral.
- Coleta de dados e elaboração de relatórios dos casos atendidos.
- Identificação de animais peçonhentos e plantas tóxicas com a colaboração dos Departamentos de Botânica e Microbiologia e Parasitologia da UFSC.
- Elaboração de materiais informativos (cartazes, folhetos) sobre animais peçonhentos, produtos químicos, plantas tóxicas e outros. 


Fonte: Adjori-SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário