segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Ciave presente em seminário sobre agrotóxicos realizado em Mucugê

Jucelino Nery, farmacêutico do Ciave.
Na quarta-feira (3/12), data que marca o Dia Internacional do Não Uso dos Agrotóxicos, foi realizado o Seminário “Impactos Causados por Agrotóxicos no Território da Chapada Diamantina”, no Centro de Cultura de Mucugê (BA), município da Chapada Diamantina.

O evento foi organizado pelo Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA), com o apoio da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), tendo como objetivos a promoção da interlocução entre os representantes do poder público, trabalhadores, movimentos sociais e consumidores, buscando identificar, analisar e discutir os problemas causados pelo uso de agrotóxicos, considerando a proteção à saúde do trabalhador, da população, do consumidor e do ambiente.

O Dr. Augusto César Carvalho de Matos, promotor de Justiça Regional Ambiental, representando a Dra. Luciana Khoury, presidente do FBCA, abriu o Seminário enfatizando a sua relevância e fazendo uma breve apresentação da problemática dos agrotóxicos.

Jucelino Nery, farmacêutico do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), falou sobre a atuação do Centro na área dos agrotóxicos, quinto principal agente causador de intoxicação no Estado, e ratificou o grave problema de subnotificação destes eventos. Ressaltou ainda a necessidade de capacitação dos profissionais responsáveis pelo atendimento das vítimas destes agravos, visando o seu diagnóstico e tratamento adequados, considerando as características de cada grupo destes produtos.

Com o auditório cheio, estiveram presentes a técnica Ana Luz, da 27ª Diretoria Regional de Saúde (27ª Dires), a secretária municipal de saúde de Mucugê, Silvana Silva Medrado, representantes das instituições e entidades participantes do FBCA (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), CIAVE, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetag) – Bahia e Fundacentro); dirigentes e técnicos de instituições locais,  trabalhadores e produtores envolvidos com a temática; professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), dentre outros.

O Brasil se consagrou como o maior consumidor mundial de agrotóxicos desde 2008, ultrapassando os Estados Unidos. De acordo com estimativa, cada brasileiro consome 5,2 litros desses produtos todos os anos.


Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário