sábado, 10 de novembro de 2018

Análises Toxicológicas realizadas pelo Ciave é tema de palestra para estudantes de Medicina


As atividades do Laboratório de Análises Toxicológicas de Urgência (Labtox) do Centro de Informações Antiveneno (Ciave) foram tema de palestra para cerca de 100 estudantes do Curso de Medicina da Unime, em Lauro de Freitas. A apresentação foi feita por Jucelino Nery, farmacêutico e diretor interino do Ciave.

O Labtox foi criado em 1994 e é o único laboratório da rede pública de saúde no Estado que realiza análises toxicológicas. Além de auxiliar no dia diagnóstico das intoxicações agudas, realiza dosagens de medicamentos de baixa margem de segurança (doses terapêuticas próximas da dose tóxica) para o monitoramento terapêutico de fármacos (MTF), como o ácido valpróico, a carbamazepina, a digoxina, o fenobarbital, a fenitoína e a vancomicina.

De acordo com Jucelino, este suporte laboratorial tem uma grande relevância por contribuir para a utilização racional destes medicamentos, fornecendo subsídios para se avaliar a terapêutica e estabelecer um prognóstico mais seguro. Ainda segundo o farmacêutico, este conjunto de informações contribui para a administração adequada para cada paciente, evitando-se doses abaixo ou acima da faixa terapêutica, o que pode levar a um tratamento ineficiente e intoxicação, respectivamente.

Além da dosagem de fármacos, o laboratório do Ciave realiza triagem toxicológica para drogas de abuso (cocaína, maconha, anfetaminas, etc.), para alguns metais (arsênio, mercúrio, bismuto e antimônio) e determinação da atividade de colinesterase sérica para diagnóstico de intoxicação por agentes inibidores da colinesterase (como os agrotóxicos organofosforados e carbamatos).

Os estudantes, através da palestra, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Ciave e a Toxicologia, que, apesar de importante, não faz parte da grade curricular dos cursos de Medicina.

Fonte: CIAVE/SESAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário