quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Ciave alerta para aumento do risco de acidente escorpiônico e fake news


Na Bahia, em 2018, ocorreram 24.714 casos de acidente por animais peçonhentos, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, com 188 ocorrências em Salvador. Entre eles, o acidente escorpiônico predominou com 18.985 (76,8%), dos quais 47 se deram na capital.

No ano passado, o Centro de Informações Antiveneno – Ciave registrou o atendimento de 2.425 casos de escorpionismo. Já nessa primeira quinzena de janeiro, o Centro registrou 127 casos, 10% a mais que o mesmo período em 2018, com uma média de 9 ocorrências por dia.

Segundo Jucelino Nery, diretor do Ciave e coordenador estadual do Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos, os acidentes escorpiônicos tiveram em 2018 um aumento de 22%, em relação ao ano anterior. Além do clima, o crescimento desordenado das áreas urbanas, a falta de saneamento básico, o desmatamento e o acúmulo de lixo, entulhos e restos de material de construção fazem com que os escorpiões procurem abrigo e alimento (insetos, principalmente a barata) próximo ou dentro das residências, ocorrendo os acidentes.

No caso de picada por escorpião, deve-se acalmar a vítima, lavar a região atingida com água e sabão (não aplicar alho ou qualquer outra coisa), colocá-la em posição de repouso e levá-la à unidade de saúde mais próxima do local de ocorrência. Quando contatado pela Unidade, o Ciave orientará quanto ao diagnóstico e tratamento desses pacientes.

O Ciave alerta para a fake news que está circulando atualmente nas redes sociais, onde está sendo recomendada a aplicação de gelo sobre o local da picada para atrasar a circulação de sangue. Segundo Jucelino Nery, “tal conduta não traz nenhum benefício para o paciente e pode atrasar a busca ao atendimento médico”.

Estes acidentes podem ser evitados com os seguintes cuidados:

- manter limpas as áreas internas e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais;
- manter berços e camas afastados da parede, principalmente em casas sem reboco;
- sacudir roupas, toalhas, panos de chão e calçados antes de usar;
- fechar buracos e frestas em paredes, janelas, portas e muros;
- proteger mãos e pés quando mexer em montes de lenha, tijolos, telhas, entulhos, folhagens e buracos;
- evitar a presença de baratas, que faz parte do cardápio dos escorpiões;
- usar telas em ralos e janelas.


Fonte: CIAVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário