quarta-feira, 8 de maio de 2019

CIAVE realiza acolhimento de novos estagiários

Teve início nesta segunda-feira (06/05) a primeira turma de 2019 do estágio não obrigatório no Centro de Informações Antiveneno (Ciave), com estudantes oriundos do Programa Partiu Estágio. São acadêmicos de diversos cursos da área de saúde. O acolhimento foi realizado no auditório da Unidade, quando Jucelino Nery, diretor da Unidade, deu as boas vindas e falou sobre o Ciave e a relevância do campo de estágio. Em seguida, os estudantes conheceram as estruturas físicas do Centro.

Há 38 anos o Ciave disponibiliza campo de prática na área de Toxicologia, contribuindo para a formação de médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais.

Os universitários têm a oportunidades de atuarem juntamente com a equipe multidisciplinar do Ciave, centro estadual de referência em Toxicologia, e conhecerem melhor essa área. Apenas os cursos de Farmácia e Medicina Veterinária possuem essa disciplina em sua matriz curricular, o que torna mais relevante este campo de estágio.

O fato de o Ciave estar localizado em uma unidade hospitalar e de emergência faz com que os seus profissionais estejam em constante exercício dos seus conhecimentos teóricos, o que lhes garantem mais prática e segurança para a prestação de uma orientação toxicológica confiável, frente aos inúmeros e diversificados agentes causadores de intoxicação. Além disso, esta prática contribui para a formação de novos profissionais que virão a atuar em outras unidades de saúde do SUS.

Segundo o Diretor do Ciave, Jucelino Nery, só em 2018 foram registrados no Estado mais de 30.000 intoxicações/envenenamentos. principalmente por animais peçonhentos e medicamentos, apesar da acentuada subnotificação.

Fonte: CIAVE/SESAB.

Um comentário: