terça-feira, 3 de setembro de 2019

A Baleia encalhada e os perigos das intoxicações alimentares


INTOXICAÇÕES ALIMENTARES


Na sexta feira passada, dia 30/08/2019, todos os jornais noticiaram a morte da da baleia jubarte que ficou encalhada na praia bairro de Coutos, em Salvador, na manhã. O que não podíamos imaginar era que a população da região, curiosa por ver um animal tão grandioso, além de prestar apoio para sua retirada, iria além: carne fresca do animal passou a ser removida para venda e consumo. 

Conforme as notícias do Jornal Correio da Bahia, uma jornalista teve reação alérgica, mesmo não tendo se aproximado do animal durante a entrevista, pois a baleia libera substâncias tóxicas. Porém, os moradores da região desavisados " queriam garantir seus estoques de carne", que tem gosto de "carne de boi e de peixe".

O risco que essas pessoas correm se relaciona às intoxicações alimentares, que atingem milhões de pessoas em todo o mundo anualmente e podem ser consideradas uma das mais significativas causas de morbimortalidade em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

As intoxicações alimentares causam malefícios por conta dos diversos microrganismos infectantes possíveis, causando desde uma simples indisposição ou urticária, no caso de intoxicação aguda, até o possível desenvolvimento de câncer e nefropatias, no caso de intoxicações crônicas. https://www.scielosp.org/article/rbepid/2008.v11n1/139-146/


Nenhum comentário:

Postar um comentário