segunda-feira, 23 de setembro de 2019

A importância da escuta na prevenção do suicídio


O desenvolvimento das habilidades de comunicação e das habilidades relacionais são importantes para que os profissionais de saúde estabeleçam o diálogo com os pacientes.
O cuidado em saúde exige estabelecer o vínculo necessário para entender o paciente e sua história, para compreender as suas perspectivas e promover o cuidado efetivo. 
É necessário criar conexões! Não existe cuidado sem conexão com o paciente. Para isso, é importante ter interesse naquilo que os pacientes estão dizendo.
Com a Política de Humanização do SUS,  o conceito da "Escuta Qualificada" passou a ser utilizado no cotidiano dos serviços de saúde. Esse conceito traz em si a ideia de que “Qualquer abordagem assistencial de um trabalhador de saúde junto ao usuário-paciente se produz através de um trabalho vivo em ato, em um processo de relações, isto é, há um encontro entre duas “pessoas”, que atuam uma sobre a outra." (Merhy, 2004, disponível em http://biblioteca.univap.br/dados/00002d/00002dfd.pdf

Escuta Humanizada ou Escuta Interessada: O ato de ouvir o outro se relaciona com o ato de saber ouvir a si próprio.É preciso que exista espaço interno e disposição para escutar o outro. É importante para quem está sendo escutado a demonstração do interesse real. É preciso ESCUTA INTERESSADA!
Quando a escuta interessada se estabelece, a possibilidade do cuidado também se estabelece. E assim, se estabelece a conexão necessária ao cuidado.

COMO  A ESCUTA PODE AJUDAR A PESSOA COM RISCO DE SUICÍDIO?
 
Segundo a OMS (2000) "quando as pessoas dizem 'Eu estou cansado da vida' ou 'Não há mais razão para eu viver', elas precisam ser OUVIDAS: o objetivo desta escuta é "preencher uma lacuna" criada pelo abandono, pela desconfiança, desespero e perda de esperança.
 
Como estabelecer a escuta interessada? 
 
• Ouça com atenção e respeito, ouça atentamente e busque ficar calmo;
• Não faça pré julgamentos e busque entender os sentimentos da pessoa (empatia).
• Emita  mensagens não-verbais de aceitação e respeito.
• Expresse respeito pelas opiniões e valores da pessoa.
•Converse honestamente e com autenticidade.
•Mostre sua preocupação, cuidado e afeição.
•Focalize nos sentimentos da pessoa.Crie um ambiente de segurança e confidencialidade.
 

O que prejudica  a escuta interessada?

•Não Interrompa o paciente, deixe ele se expressar.Não imponha tempo para a fala.
•Não fique chocado ou muito emocionado.Não faça ou expresse seus preconceitos.
•Não diga que  que você está ocupado, se não puder ouvir busque algum profissional que possa.Não deixe o paciente ir embora sem ser ouvido e cuidado.
•Não trate o paciente de maneira que o coloca numa posição de inferioridade.
•Não faça comentários invasivos e pouco claros, nem perguntas indiscretas.
 
 Lembre-se que Escutar com interesse não significa concordar com tudo o que o outro fala, mas envolve compreender o que o outro quer dizer e o que ele está sentindo.

SETEMBRO AMARELO

 

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