quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rhodia Tenta Descartar Material Tóxico na Bahia e População Reage


População baiana e parlamentares se mobilizam para impedir que toneladas de resíduos tóxicos armazenados pela multinacional Rhodia em terrenos de Cubatão (SP) sejam levados para o município de Camaçari (BA). De acordo com a Agência Brasil, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de São Paulo e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia autorizaram o envio do material contaminado para serem incinerados pela empresa de soluções ambientais Cetrel Lumina.
Os resíduos são contaminados por substâncias organocloradas como o pó da china (pentaclorofenato de sódio) e o hexaclorobenzeno, comprovadamente cancerígenas. O advogado da Associação das Vítimas da Contaminação de Chumbo, Cádmio, Mercúrio e outros elementos químicos, Marcos Mendonça, ressalta que a população baiana não pode pagar pela irresponsabilidade causada pela empresa.
“Onde nós já temos um ambiente relativamente degradado por conta do pólo petroquímico, nós vamos ter agora o descarte de dioxinas, que é conhecida como “molécula da morte”, causa câncer e todo tipo de problema. Então, não podemos permitir que isso seja feito aqui na Bahia. Nem produzido aqui foi. O que a população baiana tem a ver com isso?”
Mendonça também destaca a preocupação quanto a capacidade do incinerador queimar com segurança o material contaminado.
“A queima é em torno de 20% a 30% do produto, diminui a toxicidade dele, mas ainda sim fica o resíduo perigoso, tóxico, entorno de 60 a 70% do produto que vem. E esse resíduo vai para onde?”
O advogado ainda aponta que a tentativa de levar o material para ser reprocessado em outro local acontece porque a queima dos resíduos excede os índices de emissão de poluentes permitidos em São Paulo.   

Fonte: Radioagência NP. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário