segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Intoxicação por medicamentos é tema abordado em evento em Lauro de Freitas-BA

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas (BA) realizou evento na manhã de hoje (20/01) que contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), Dr. Mário Martinelli; do conselheiro federal Altamiro José; da farmacêutica do Hospital Menandro de Faria, Tânia Planzo; do farmacêutico do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), Jucelino Nery, dentre outros profissionais.
Realizado no auditório da SESA, o evento teve como programação:
•      Farmácia quanto estabelecimento de saúde - farmácia comunitária – Mário Martinelli Júnior
•      Impacto da prescrição farmacêutica, aspecto ético e legal – Altamiro José
•      Assistência Farmacêutica no SUS – Tânia Planzo
•      Impregnação maligna por neuroléptico – Solange Filha
•   O uso de anticonvulsivantes nas tentativas de suícidio e o Controle terapêutico de medicamentos – Jucelino Nery

Durante a sua apresentação, Jucelino Nery ressaltou que os medicamentos são os principais agentes de intoxicação na Bahia, com cerca de 1.400 casos/ano. Cerca de 40% são decorrentes de tentativa de suicídio, principalmente entre jovens do sexo feminino. O acidente individual está em segundo lugar (com cerca de 30%), especialmente com crianças menores de 5 anos de idade. Nas tentativas de suicídio com o uso de medicamentos, predominam os psicofármacos, com destaque para os anticonvulsivantes (80%).
Jucelino destacou ainda que o CIAVE disponibiliza para toda a rede pública de saúde do Estado dosagens séricas de fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, entre outros, visando o monitoramento terapêutico de fármacos (MTF). A MTF tem entre os benefícios: melhora nos resultados terapêuticos, redução de custos de tratamento, redução da duração da terapia ou permanência hospitalar, etc. 
Mais informações sobre o MTF podem ser obtidas na página eletrônica do Ciave
Fonte: Ciave.Veja galeria de fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário