segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Abertas inscrições para residência em Toxicologia Médica em BH

Em dezembro de 2012 houve a inclusão da Toxicologia Médica na relação das Áreas de Atuação na Medicina reconhecidas no país, através da Resolução nº 2.005/2012, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que deu nova redação aos Anexos II e III da Resolução CFM nº 1.973/2011, a qual celebra o convênio de reconhecimento de especialidades médicas firmado entre o CFM, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Ainda hoje, a Toxicologia é disciplina obrigatória apenas no curso de Farmácia e de Medicina Veterinária. Com essa Resolução do CFM, essa ciência é introduzida no âmbito da Medicina e passa a ter interface com as especialidades de Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria e Pneumologia. 

Como pioneiro no país, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Belo Horizonte - CIAT/BH, no Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), em Belo Horizonte, está oferecendo duas vagas para residência em Toxicologia Médica. O período de inscrição é de 7 a 12 de fevereiro e a prova está marcada para o dia 16 deste mês.

O candidato interessado deverá ter concluído Residência Médica Credenciada pela CNRM ou concluí-la até o dia 28/02/2014. O Edital do processo seletivo pode ser visitado no site da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG (www.aremg.org.br) ou no site da FHEMIG (http://fhemig.mg.gov.br).

A Toxicologia é uma ciência de campo de ação multidisciplinar e multiprofissional, compreendendo um vasto campo de conhecimentos básicos e aplicados. É desenvolvida por especialistas com diferentes formações profissionais que oferecem contribuições específicas em diversas áreas de atividade. Até então, o profissional médico não tinha esta área reconhecida pelas entidades de classe como área de atuação.

A exemplo do CIAT/BH, atualmente são 34 os Centros especializados em Toxicologia no país e que integram a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos (Abracit). Essa associação tem como presidente o Dr. Daniel Rebouças, atual diretor do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e centro de referência estadual em Toxicologia na Bahia.

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário