sábado, 5 de abril de 2014

V Simpósio da Associação Latinoamericana de Patologia Toxicológica

Será realizado em São Paulo (SP), no período de 11 a 14 deste mês, o V Simpósio da Associação Latinoamericana de Patologia Toxicológica, que terá como tema “Patologia Toxicológica, Experimental e Investigativa: uma só Patologia”, promovido pela Associação Latinoamericana de Patologia Toxicológica (ALAPT).
O evento tem como público-alvo os profissionais e estudantes interessados em patologia toxicológica, investigativa e experimental, tais como veterinários, médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, e outros. A Comissão Organizadora espera a participação de profissionais que atuem na pesquisa experimental e investigativa, indústria farmacêutica, de cosméticos, de alimentos, de biotecnologia, etc.
A Patologia Toxicológica é um ramo da Patologia que se preocupa em estudar alterações desencadeadas por agentes farmacológicos, químicos ou ambientais e os fatores que modificam estas respostas.
Nos Estados Unidos, na Europa e no Japão constitui uma importante e crescente área de atuação de patologistas, os quais trabalham junto à indústria farmacêutica, de cosméticos, domissanitários, de defensivos agrícolas, de equipamentos médicos, etc. com o papel de participar da análise de risco e de segurança de tais produtos.
De acordo com os organizadores, a importância de se desenvolver a área de patologia toxicológica no Brasil e na América Latina é grande, pois o Brasil tem o potencial de receber a instalação de novos laboratórios da indústria farmacêutica que necessitarão de profissionais especializados para avaliar os ensaios pré-clínicos.
Atualmente, o Brasil conta com poucos laboratórios que realizam tais ensaios, porém a expectativa é de crescimento substancial nos próximos anos, já que as principais empresas sediadas nos Estados Unidos e Europa vêm procurando serviços de patologia toxicológica na China e Índia e poderá ter no Brasil uma infraestrutura de qualidade para oferecer serviços de Patologia.
A patologia toxicológica é uma excelente nova área de atuação no Brasil para médicos patologistas, médicos veterinários, biomédicos, farmacêuticos ou outros profissionais, que poderão desenvolver competências desde que devidamente treinados.

Fonte: ALAPT. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário