terça-feira, 13 de maio de 2014

Câmara dos Deputados realizará Seminário sobre Agrotóxicos em Salvador

A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Seguridade Social e Família, realizará no dia 23/05, das 09h às 18h, no auditório B do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o “Seminário Impactos Sócioeconômicos e na Saúde Pública Decorrentes da Monocultura Praticada pelo Agronegócio e do Uso de Agrotóxicos”
De acordo com o deputado federal Amauri Teixeira “são muitas as questões controversas envolvendo a agricultura brasileira, o acesso a terra e a segurança alimentar. Os temas controvertidos dizem respeito aos impactos à saúde e previdência dos trabalhadores, ambientais, trabalhistas, sobre as comunidades tradicionais e os assentamentos rurais gerados pelos plantios de monoculturas em larga escala promovido pelo agronegócio”.  Ainda segundo o deputado, “é importante debater os impactos do agronegócio na saúde dos trabalhadores e população urbana que consome os produtos, analisando o processo produtivo e a relação saúde – produção – vigilância”.
No âmbito da audiência pública, sob a forma de seminário, a Comissão de Seguridade Social e Família objetiva reunir-se com a sociedade civil para tratar sobre a saúde e a previdência dos trabalhadores diante do monocultivo por parte do agronegócio e os eventos de riscos dos trabalhadores rurais e da população decorrentes da exposição aos agrotóxicos. Além disso, debater a relação do agronegócio com os agravos à saúde, contextualizando o processo produtivo, os insumos, a tecnologia empregada e o sistema de vigilância à saúde nas várias e diferenciadas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário