segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Centros de Assistência Toxicológica reunem-se em Salvador

A Associação Brasileira de Centros de Informação e AssistênciaToxicológica e Toxicologistas Clínicos (Abracit), com o apoio do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), realizou em Salvador, nos dias 8 e 9 de setembro, no Fiesta Bahia Hotel, o III Fórum Nacional dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica.
Antecedendo o V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, o evento teve como tema principal a “Atenção à Saúde no SUS - da gestão à assistência integral à saúde” e reuniu os 32 centros de informação e assistência toxicológica (CIATs) do país.
O Dr. Daniel Santos Rebouças, presidente da Abracit e diretor do Ciave, fez a abertura dos trabalhos enfatizando a participação dos CIATs no Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de integrá-los às Redes de Atenção à Saúde.
A Dra. Marlene Zanine, vice-presidente da Associação, por sua vez, fez uma análise da atuação dos Centros na atenção à saúde e ressaltou a importância destes serviços e a elaboração das diretrizes para as atividades de Toxicologia relacionadas à vigilância e atenção à saúde no SUS, a qual aguarda aprovação do Ministério da Saúde.
Além de outros assuntos, explanou-se sobre a importância da promoção de estratégias de educação permanente dos profissionais de saúde na abordagem de intoxicação e exposição humana a substâncias químicas, sintéticas ou naturais, o fortalecimento da temática de Toxicologia nos currículos de graduação e pós-graduação da área de saúde e a importância do fomento à especialização em Toxicologia para profissionais da saúde.
Representando o Ministério da Saúde, o ortopedista e traumatologista Sérgio Okane esteve presente e abordou sobre a inserção dos CIATs à Rede de Atenção às Urgências e Emergências, reconhecendo a importância desse serviço para a população e à rede de saúde do país.

A Abracit é uma sociedade civil, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, constituída pelos CIATs ligados a instituições públicas. Dentre os seus objetivos, está a representação dos Centros e dos seu profissionais, junto a órgãos e conselhos governamentais executivos e legislativos, na busca de medidas de efetivo reconhecimento e valorização destes serviços. Os CIATs têm como missão “dar suporte aos profissionais de saúde, à população e às instituições, na atenção integral a saúde, através da informação e assistência toxicológica, visando a prevenção e a redução da morbimortalidade por intoxicações e envenenamentos”.
Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário