segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Certificação da área de atuação em Toxicologia Médica

A comunidade da Toxicologia no Brasil alcança mais uma grande vitória este ano: a Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou edital de convocação do exame por proficiência para obtenção do certificado de área de atuação em Toxicologia Médica. As inscrições encontram-se abertas e irão até o dia 23 deste mês.

Dentre os pré-requisitos, o candidato deve ter o registro de especialista do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o certificado de residência médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério de Educação e Cultura (MEC) em uma das seguintes especialidades: Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria ou Pneumologia e Tisiologia, no mínimo, há 5 (cinco) anos.

A definição destas especialidades deu-se no CFM, através da Resolução 2005/12, em plenária realizada em novembro de 2012, a qual conferiu nova redação à Resolução CFM nº 1.973/11, que celebra o convênio de reconhecimento de especialidades médicas firmado entre o CFM, a AMB e a CNRM e estabelece critérios para o reconhecimento de especialidades e áreas de atuação na Medicina, além da forma de concessão e registros de títulos.

Na ocasião da plenária, os representantes de outras especialidades não manifestaram interesse. Entretanto, esta questão não está fechada definitivamente, tendo em vista que, a qualquer momento, estes poderão se manifestar junto ao CFM e AMB para solicitar que seja avaliada a possibilidade de inclusão entre as especialidades elencadas como pré-requisitos.

O edital e instruções encontram-se disponíveis no site da AMB (amb.org.br), através do qual deve ser realizada a  inscrição. Segundo informações, um segundo edital para exame de proficiência com menor tempo e experiência e formatura, porém acrescida de prova, deverá ser publicado oportunamente.

Fonte: AMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário