sábado, 10 de outubro de 2015

Beber água demais durante exercícios pode causar intoxicação e morte

Foi registrado o primeiro caso de morte por intoxicação por água em uma pessoa que fazia caminhada. Um estudo publicado no jornal científico Wilderness & Environmental Medicine falou sobre o caso, noticiou que a mulher de 47 anos morreu após consumir uma grande quantidade de água, sem ter se alimentado, depois de uma caminhada de 10 km em um parque americano.
O excesso de água causou a queda dos níveis de sódio do organismo da mulher, causando inchaço e falência do cérebro. Hidratar-se durante o exercício ou beber um isotônico teria evitado a morte. A mulher desmaiou e chegou a ser socorrida, mas apresentou lentidão para responder perguntas e se queixou de dor de cabeça. Ela recebeu hidratação intravenosa e foi internada, mas entrou em coma e, 19 horas depois, teve morte cerebral.
A causa da morte foi determinada como hiponametria associada a exercícios. O risco se agrava se a pessoa vem de um quadro de desidratação e perda de sais minerais. O neurologista André Gustavo Lima disse ao Extra que a mulher em questão deve ter exagerado nos exercícios. “Tomar muita água apenas, sem ter desidratado, só vai fazer a pessoa urinar bastante”.
Fonte: GCN Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário