terça-feira, 18 de julho de 2017

Notificação de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos é discutida em evento da Divep

Seminário realizado no auditório da Divep.
Como parte integrante da programação do “Seminário Sobre Doenças e Agravos de Notificação Compulsória – Vigilância Epidemiológica Hospitalar - 2017“, realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Coordenação de Agravos (COAGRAVOS) e do Grupo de Trabalho de Vigilância Epidemiológica Hospitalar — VEH, os temas: “Acidente por Animal Peçonhento” e “Intoxicação Exógena”, foram abordados com enfoque nos conceitos, situação epidemiológica e fluxos frente à notificação numa unidade hospitalar.

O Seminário teve como objetivo promover a integração, aprendizado e troca de experiências entre os profissionais dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e representantes dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde, além de técnicos do Centro de Informações Antiveneno (CIAVE), contando também com a presença de profissionais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica - DIVEP, Diretoria de Vigilância e Atenção á Saúde do Trabalhador – DIVAST e da Subcoordenação de Informação em Saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal de Salvador.

Ao falar sobre as intoxicações exógenas, o Dr. Daniel Rebouças – médico toxicologista e diretor do Ciave – enfatizou a relevância da notificação desses agravos, os quais acometem anualmente cerca de 3% da população de países em desenvolvimento, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Já o farmacêutico do CIAVE e coordenador do Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos no estado da Bahia, Jucelino Nery, ressaltou que os profissionais devem estar atentos para a qualidade das informações, o que pode repercutir na interpretação dos dados epidemiológicos e, consequentemente, na programação das ações em saúde.

Só em 2016 foram notificados 18.000 eventos tóxicos no Estado através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, apesar de ser bastante significativa a subnotificação. No mesmo ano, o CIAVE atendeu cerca de 7.500 casos de intoxicação.

Programação do Seminário:



Nenhum comentário:

Postar um comentário