segunda-feira, 30 de maio de 2011

CIAVE Promove Capacitação de Profissionais em Irecê

Profissionais de saúde de Irecê e demais municípios que compõem a 21ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) serão contemplados com o curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas e o Seminário de Urgências Toxicológicas, promovidos pela Secretaria da Saúde do Estado, através do Centro de Informações Antiveneno (CIAVE). Os eventos acontecerão no dia 2 de junho, com o objetivo de capacitar profissionais de saúde de nível médio e superior para a prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de intoxicações exógenas.

As atividades incluem, também, a implantação de bancos de dados nos municípios já capacitados nos treinamentos e de bancos de antídotos nos hospitais de referência das regionais.

O Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas destina-se a profissionais de saúde de nível médio - agentes comunitários e de endemias, de vigilância em saúde, de Centros de Controle de Zoonoses e de outras unidades das secretarias municipais de Saúde dos municípios. O Curso para os profissionais de nível médio enfocará temas como a introdução à Toxicologia, medidas de prevenção e primeiros socorros nas intoxicações exógenas e acidentes por animais peçonhentos.

O Seminário de Urgências Toxicológicas, para profissionais de nível superior - emergencistas dos hospitais da regional, das secretarias municipais de Saúde e do Programa de Saúde da Família, abordará, entre outros, os seguintes assuntos: Programas de Toxicovigilância, abordagem ao paciente suicida, acidentes por animais peçonhentos, diagnóstico e tratamento das principais intoxicações e o Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos.

Organizada pelas equipes do Ciave e da 21ª Dires, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde da região, a Capacitação terá como palestrantes o médico-toxicologista e diretor Daniel Rebouças e o farmacêutico Jucelino Nery da Conceição Filho, coordenador de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do CIAVE.

Fonte: CIAVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário