quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Animais Encontrados Mortos com Suspeita de Envenenamento em Ichu-BA

Foto: Calila Notícias
A morte misteriosa de vários animais em Ichu, a 188 km de Salvador, está sendo investigada pela prefeitura da cidade e vigilância epidemiológica do Estado. Há mais de uma semana, animais começaram a aparecer mortos sem motivo aparente.

Entre os animais mortos estão urubus, gavião, gatos e cahorros. Em uma só fazenda, mais de 20 aves mortas foram encontradas nesta semana.

De acordo com moradora do local, tudo começou com a morte dos cachorros de sua propriedade por volta das 18:30 do dia 29/07, sexta-feira. Ela disse que infelizmente os presenciou morrendo sem nada poder fazer para ajudá-los. Eles estavam bem horas antes, depois começaram a apresentar vômito, melena e óbito logo em seguida. A moradora saiu procurando o que poderia ter matado os cachorros e, no outro dia bem cedinho, encontrou um saco aparentemente com "tripas" recheadas supostamente de veneno, a qual foi entregue para investigação.

De acordo com as autoridades, o local onde se encontram os animais será isolado até que tudo seja esclarecido, depois  serão recolhidos e incinerados. Atendendo a uma recomendação da 2ª DIRES, a Secretária Municipal da Saúde de Ichu realizou o recolhimento de alguns animais (um gavião, um urubu e um cachorro) através dos agentes de endemias, que serão encaminhados para investigação toxicológica. 

O trabalho foi acompanhado pela Secretária da Saúde Graça Cedraz. "Estamos tomando todas as providências que sejam necessárias, porque a gente não sabe ainda o que está causando a morte dos animais (...) Se é envenenamento, se é algum vírus", disse a secretária de Saúde. 

Fonte: VIEP/SESAB. Leia mais. Veja vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário