sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Funed é Reconhecido pela OMS

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) é o primeiro laboratório brasileiro a ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como referência no controle de qualidade de medicamentos para o continente Americano. O reconhecimento da OMS é uma comprovação da qualidade do trabalho realizado pelo laboratório de Análise de Medicamentos da FUNED, de Minas Gerais, e abre as portas para que o Brasil possa realizar análises de interesse da OMS.

Para conquistar o título, a FUNED contou com o apoio da Anvisa, que acompanhou o trabalho de preparação do laboratório mineiro. Junto com o laboratório, a Agência chegou a simular uma avaliação para identificar os pontos frágeis antes da inspeção da OMS.  O processo de pré-qualificação realizado pelo organismo internacional é feito com o apoio de consultores estrangeiros que visitam os laboratórios candidatos e verificam as condições de trabalho e adequação de procedimentos.

Além do mérito pelo trabalho, o reconhecimento da OMS também traz benefícios financeiros ao laboratório, já que a instituição passa a ter acesso ao mercado de análises de medicamentos no âmbito internacional. O laboratório da FUNED é um laboratório estadual de Minas Gerais.

Atualmente, a FUNED é um dos quatro laboratórios oficiais que atende ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS) fornecendo soros antipeçonhentos e antitóxicos, representando cerca de 35% da demanda nacional. A sua produção contempla oito tipos de soros: cinco antiofídicos, um antiescorpiônico, um antitetânico e um antirábico. Eles são distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Saúde e têm sua utilização restrita no ambiente hospitalar. Estes medicamentos imunobiológicos produzidos são de extrema importância para o atendimento aos pacientes vítimas de acidentes por animais peçonhentos no país.

Os outros três laboratórios que produzem soros antipeçonhentos para o MS sâo o Instituto Butantan (SP), o Instituto Vital Brasil (RJ) e o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (PR).

Fonte: ANVISA, FUNED e CIAVE.  Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário