sábado, 8 de outubro de 2011

DIVISA Capacita em Contaminantes Ambientais

Terminou na última sexta-feira, 07/10/2011, o curso de "Avaliação do risco e da exposição humana a contaminantes ambientais" promovido pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O evento ocorreu no período de 3 a 7 de outubro, no grande Hotel da Barra.

Participaram do curso trabalhadores da Vigilância em Saúde que desenvolvem ações de vigilância sanitária e da saúde ambiental dos municípios que apresentam população exposta a contaminantes ambientais como Caetité, Santo Amaro, Boquira, Madre de Deus, Camaçari, Salvador, Bom Jesus da Serra, Livramento, Lagoa Real e Sento Sé, profissionais das Diretorias Regionais de Saúde (DIRES) e Coordenação de Vigilância Ambiental da DIVISA (COVIAM)  que participam do acompanhamento dessas ações, além de técnicos de referência do Laboratório Central  Gonçalo Moniz (LACEN), Centro de Informações Antiveneno (CIAVE), e das Diretorias  de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST), de Informação em Saúde (DIS) e de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da SESAB.

Dentre os assuntos abordados estiveram "Caracterização dos poluentes de interesse da Vigilância da Saúde Ambiental na Bahia" (Prof. Dr. Luis Sérgio Santos Nunes - EBMSP), "Tipos de exposição humana ambiental e ocupacional a mercúrio, chumbo, amianto, urânio e arsênio" (Prof.  Marco Rêgo - FMB/UFBA), "Avaliação de Risco" (MS Maria Paula Zaitune - SVS/MS), "Avaliação da exposição" e "Manejo de risco" (MS Maria Paula Zaitune - SVS-MS), "Introdução à Toxicologia", "Efeitos nocivos" e "Marcadores biológicos" (Farm. Jucelino Nery da Conceição Filho - CIAVE/SESAB).

O curso teve como objetivo subsidiar os profissionais da saúde na discussão dos principais contaminantes, as metodologias e abordagens utilizados para avaliação da exposição humana, da contaminação ambiental e dos riscos envolvidos na exposição, bem como subsidiar os profissionais de saúde para identificação de populações expostas, rotas de exposição e os principais impactos na saúde humana.

Fonte: CIAVE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário