segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MS Capacita em Identificação e Manejo de Animais Peçonhentos


Técnicos do Centro Antiveneno da Bahia – CIAVE participarão, no período de 07 a 11 de novembro, no Instituto Butantan - São Paulo, do “Treinamento de Técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde para Identificação e Manejo de Animais Peçonhentos e Produção e Utilização de Antivenenos”.

O evento será promovido pelo Ministério da Saúde (MS), através da Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis, e tem como público-alvo os coordenadores dos Programas Estaduais de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos, os profissionais de saúde ligados ao controle e manejo de animais peçonhentos de interesse em saúde e palestrantes parceiros na implantação do Programa de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde.

O MS objetiva discutir e encaminhar propostas para o aperfeiçoamento do sistema de vigilância dos acidentes por animais peçonhentos nas três esferas de governo, promover atualização sobre a situação de trabalho dos laboratórios de entomologia, bem como sobre a identificação e manejo destes animais, diagnóstico e tratamentos dos acidentes por eles provocados e produção e utilização de soros antivenenos.

A atualização dos conhecimentos dos profissionais de saúde estaduais se faz indispensável para a formação de multiplicadores e conseqüente disseminação  às regionais e municípios, atores diretos no processo de vigilância e controle de animais peçonhentos.

Em 2010 foram registrados mais de 125.000 casos de acidentes por animais peçonhentos no Brasil, sendo que mais de 290 casos evoluíram para óbito. Só na Bahia, onde o CIAVE é o responsável pelo Programa Estadual de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos, foram registrados mais de 11.400 casos de acidentes por estes animais no mesmo ano, o equivalente a 9% do total nacional.

O CIAVE - além da vigilância – promove capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos, orientação à população em geral quanto à identificação dos riscos e às medidas de primeiros socorros destes agravos e  realiza atendimentos às vítimas destes tipos de acidentes. Além disso, efetua a programação, controle e distribuição de soros antipeçonhentos para todo o Estado.

Atualmente, a Bahia conta com 288 unidades de referência para aplicação de soros antipeçonhentos distribuídas em 269 municípios do Estado. Com uma cobertura é de 64,5% dos 417 municípios, todas as 31 diretorias regionais de saúde (DIRES) possuem soros para reposição aos municípios.

A relação de unidades de referência para aplicação de soros antipeçonhentos no estado da Bahia pode ser consultada no endereço http://www.ivb.rj.gov.br/polos/bahia.pdf.

Fonte: CIAVE e Ministério da Saúde. Leia mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário