quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Estudo Mostra Risco de Uso do Paracetamol com Dose Acima da Recomendada


O uso de doses elevadas repetidas de paracetamol pode ser fatal, de acordo com os resultados obtidos em um grande estudo de coorte publicado on line em 22 de novembro no British Journal of Clinical Pharmacology.

De acordo com Kenneth J. Simpson, da Division of Clinical and Surgical Sciences, Universdade de Edimburgo (Reino Unido) e um dos autores do estudo, "na admissão, esses pacientes com overdose escalonada eram mais propensos a terem problemas de fígado e cérebro, requeriam diálise renal ou auxílio respiratório e apresentavam um risco maior de morrer do que as pessoas que tomaram overdose única".

Os pacientes avaliados não fizeram ingestão de sobredose única e sim em doses continuadas e, nestes casos, os danos se acumularam ao longo do tempo, podendo ser fatal.

No Reino Unido, a hepatotoxicidade devido ao uso de paracetamol é a principal causa de insuficiência hepática aguda. No entanto, o efeito de um padrão de overdose escalonada ou a demora na busca de atendimento médico sobre a mortalidade ou necessidade de transplante hepático de urgência era até então desconhecida.

De 663 pacientes internados com lesão hepática grave induzida por paracetamol, entre 1992 e 2008, 161 (24,3%) tinham tomado uma overdose escalonada. Em comparação com pacientes que tomaram uma overdose de uma única vez, os pacientes com overdose escalonada eram significativamente mais velhos e mais propensos ao abuso de álcool.

Quando questionados por que eles ingeriram repetidamente o paracetamol mais do que a dose recomendada, a maioria dos pacientes com overdose escalonada citou o alívio da dor como sua justificativa (58,2%).

Em comparação com pacientes que tomaram uma overdose de uma única vez, aqueles que tomaram overdoses escalonadas tiveram uma dose total ingerida menor do medicamento e níveis séricos mais baixos de alanina aminotransferase (ALT) na admissão. No entanto, eles eram mais propensos a apresentarem encefalopatia e exigirem terapia de transplante renal ou ventilação mecânica.

Embora a mortalidade tenha sido maior nos caos de overdoses escalonadas do que em um único tempo de overdoses (37,3% vs 27,8%, P = 0,025), o padrão de overdose escalonada não foi um fator preditivo independente de mortalidade.

Tanto os pacientes que fizeram uso de overdose escalonada quanto aqueles que utilizaram sobredose única e demoraram em procurar o atendimento médico precisam ser monitorados de perto e deve ser considerada a terapia com o uso do antídoto N-acetilcisteína (NAC), independentemente da concentração de paracetamol no sangue, de acordo com o Dr. Simpson, uma vez que ambos os grupos apresentam elevado risco de desenvolver falência múltipla de órgãos.

O estudo conclui que tanto a procura tardia de atendimento médico (> 24 horas) quanto a overdoses escalonada estão fortemente associados com lesões de múltiplos órgãos e da necessidade de transplante de fígado. Pacientes com esses padrões de sobredosagem devem ser tratados como de alto risco de progressão para insuficiência hepática aguda e devem ser tratados com NAC, enquanto aguarda os níveis séricos de ALT e a determinação do tempo de protrombina (TP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário