sábado, 24 de dezembro de 2011

Em Visita ao HGRS, Ministro da Saúde Conversa sobre Escorpionismo na Bahia


Diretor do CIAVE conversa com ministro sobre escorpionismo.
O ministro da Saúde Alexandre Padilha esteve no Hospital Geral Roberto Santos – HGRS na tarde da última quarta-feira, 21/12, quando assinou o termo de adesão desse Hospital à ação SOS Emergências.

O HGRS é um dos 11 hospitais que integram o S.O.S Emergências, os quais receberão um repasse de R$ 39,6 milhões destinados ao seu custeio e qualificação. Esta ação estratégica do governo federal – executada em parceria com estados e municípios – visa melhorar a gestão dessas unidades e ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos serviços de emergência. Cada unidade receberá, por ano, R$ 3,6 milhões para serem investidos em melhorias.

Acompanhado do secretário estadual da Saúde Jorge Solla e da diretora-geral do HGRS, Dra. Delvone Almeida, o ministro visitou as emergências de adultos e a pediátrica do Hospital, quando anunciou à imprensa a liberação do recurso para custear a ampliação e qualificação da assistência de emergência.
Ministro recebe kit de divulgação do CIAVE.

Com seis habilitações em alta complexidade, o Hospital Roberto Santos realiza entre 1.600 e 1.800 internações por mês, das quais 90% procedentes da emergência. Esse Hospital é a referência no Estado para atendimento a envenenamentos, uma vez que o Centro Antiveneno da Bahia - CIAVE ali encontra-se instalado.

Após a assinatura do termo de adesão, o diretor do CIAVE, Dr. Daniel Rebouças, cumprimentou o ministro Alexandre Padilha - que trajava um jaleco do HGRS presenteado por Dra. Delvone - e lhe ofertou um kit de material de divulgação do Centro. Na oportunidade, o ministro  afirmou conhecer a importância do CIAVE e questionou sobre a ocorrência de acidentes por escorpiões no Estado.

O diretor do CIAVE informou ao ministro que a espécie de escorpião mais freqüentemente envolvida em acidentes na Bahia é o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, e que são notificados anualmente cerca de 7.500 casos, o que corresponde a 65% dos acidentes por animais peçonhentos.

Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário