domingo, 6 de maio de 2012

Projeto de Lei Aumenta Risco de Ocorrência de Automedicação


Foto: Anvisa.

O Plenário do Senado aprovou no dia 25/04 o Projeto de Lei de conversão 7/2012, decorrente da Medida Provisória (MP) 549/2011. A medida tratava de dispositivos que fazem parte de um projeto do Governo Federal denominado Plano Viver sem Limite e  isenta do pagamento do PIS/Pasep e Cofins 22 produtos destinados a pessoas com deficiência.

Quando esteve, na Câmara, a MP ganhou um dispositivo, através do seu artigo 6º,  autorizando a venda de medicamentos fora das farmácias e drogarias. De acordo com este, passaria a ser  facultada a comercialização de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) em supermercados, armazéns, empórios e lojas de conveniência. Naquela Casa legislativa, o texto do deputado responsável pelo dispositivo foi rejeitado por 246 votos a 81 e duas abstenções.

Não há dúvidas sobre a importância dos ganhos para os deficientes físicos, porém o artigo 6º, que foi incluído, é extremamente nocivo para a população brasileira, pois nenhum medicamento é destituído de efeitos colaterais e toxicidade. Deve-se lembrar que os medicamentos não são simples mercadorias e este ato pode funcionar como uma  indução à automedicação e ao seu uso de forma irracional.

De acordo com os registros do CIAVE, em 2008 foram registrados 1.526 casos de intoxicação por medicamentos, sendo a principal causa de intoxicações no Estado. Destes, 16,7% ocorreram pelo uso de medicamentos comercializados sem necessidade de prescrição médica, ou seja, por MIPs.

A automedicação, por sua vez, consiste em uma das circunstâncias que contribui para um grande número de intoxicações medicamentosas, correspondendo a 4,4% destes eventos em 2008.

Resta agora a possibilidade da presidente da República, Dilma Rousseff, vetar o artigo da medida provisória 549/11, aprovada pelo Senado, que autoriza a venda de medicamentos que não exigem prescrição médica em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.

Fonte: Agência Brasil. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário