domingo, 9 de setembro de 2012

Dia do Médico Veterinário


Hoje, dia 09 de setembro, comemora-se o dia do Médico Veterinário, profissionais estes que desenvolvem ações importantes, tanto na saúde de animais quanto na humana.

Uma das principais atividades do veterinário, e de grande importância para a sociedade, se dá na saúde pública. Com um trabalho que se confunde com o do biólogo e dos médicos sanitaristas, com freqüência, ele atua ao lado desses profissionais, em equipes multidisciplinares.

No setor público, são atribuições distribuídas entre as secretarias de agricultura, do ambiente e da saúde, nos níveis municipal e estadual ou, em âmbito federal, nos ministérios dessas áreas. Dentre as diversas atividades nesse campo, têm-se o planejamento e avaliação de programas de saúde pública (como capacitação de servidores e campanhas de vacinas) e a vigilância sanitária e epidemiológica, garantindo que os rebanhos tenham tratamento adequado e sua carne seja inspecionada.

No CIAVE, um dos poucos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do país a ter em sua equipe este profissional, a veterinária Dra. Maria das Graças Rodrigues Barbosa desempenha um importante papel na orientação ao diagnóstico e tratamento de animais envenenados, além do suporte técnico no caso de intoxicações alimentares.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário