segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia do Biólogo


A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil há 33 anos atrás através da Lei Nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Assim, instituiu-se o dia 3 de setembro como o Dia do Biólogo.

As áreas de atuação desse profissional são muitas, desde professor de ciências, a partir do 5º ano, ensino médio e universidades, fazer estudos das plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente, ou ainda fazer estudos de seres microscópicos, através da microbiologia. Também trabalham com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.

No Centro de Informações Antiveneno (Ciave) o biólogo desenvolve um papel importante no suporte ao diagnóstico dos acidentes por animais peçonhentos e plantas através da identificação destes espécimes. Além disto, são responsáveis pela manutenção da coleção didática de animais peçonhentas e jardim de plantas tóxicas do Centro, além das ações educativas e de capacitação.

Fonte: Ciave

Nenhum comentário:

Postar um comentário