sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CRF-BA Comemora o Dia da Farmácia


No dia 05 de agosto comemora-se o Dia da Farmácia, não como ciência, mas como estabelecimento comercial. O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) realizará nesta data um painel de debates e um coquetel em comemoração ao dia no Hotel Marazul, na Barra (Salvador), às 19 horas.
O evento contará com a seguinte programação:



Farmácia como Estabelecimento de Saúde
- Altamiro José – Presidente do CRF-BA
Intoxicação por Medicamentos
-Jucelino Nery da Conceição Filho – Farmacêutico do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave)
A Remuneração do Profissional
-Mário Martinelli – Conselheiro Federal de Farmácia
Linha de Créditos para Farmacêutico
Sâmio Cassio – Gerente da Caixa Econômica Federal da UFBa

A diferença entre farmácia e drogaria consiste no fato de que a drogaria só pode comercializar medicamentos industrializados, ou seja, medicamentos em suas embalagens originais, em sua maioria preparadas por laboratórios. A farmácia, por sua vez, comercializa os medicamentos industrializados e é (ou pode ser) responsável por formular medicamentos considerados magistrais (conhecidos como manipulados).
A farmácia não deve ser vista simplesmente como um estabelecimento comercial, desvinculado do processo de atenção à saúde, mas sim como um estabelecimento de saúde que, além da venda de produtos, pode prestar serviços e contribuir com o uso racional de medicamentos e melhoria da saúde pública.
Estima-se que existam mais de 50.000 farmácias no Brasil, país que está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos no mundo, dado à prática da automedicação.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Toxico-farmacológicas (Sinitox), todo ano cerca de 20 mil pessoas se intoxicam por medicamentos no país, inclusive por automedicação.
Os medicamentos mais comprados sem prescrição são analgésicos, antiinflamatórios, descongestionantes nasais e antialérgicos.

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário