quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ciave Comemora 32 anos de Existência


O Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave-BA) completa amanhã, 30/08, trinta e dois anos de existência. Serviço de referência no atendimento em Toxicologia na Bahia, é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo para países em desenvolvimento. 

Criado em agosto de 1980, pela Secretaria da Saúde do Estado, o Ciave foi o segundo serviço de toxicologia do país a entrar em funcionamento após a criação do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox). O Centro é responsável pelo fornecimento de informações toxicológicas para a Bahia e outros estados do Nordeste; diagnóstico e terapêutica de pacientes intoxicados; realização de análises toxicológicas de urgência; identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas; controle e manutenção de bancos de antídotos.

O Ciave também desempenha importante papel na formação de recursos humanos e, desde a sua fundação, promove cursos anuais de toxicologia básica, voltados para profissionais e estudantes, capacitando mais de 4.000 pessoas, além de treinar e capacitar, através de estágio com duração de um ano, estudantes das áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Farmácia, Psicologia e Enfermagem, oriundos de diversas universidades.


A Unidade atende a uma média de 7.500 ocorrências tóxicas/ano e registra, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), uma média de 10 mil notificações de acidentes por animais peçonhentos, ocorridos em todos os municípios baianos.

Em 1991, o Ciave implantou o serviço pioneiro de Psicologia para acompanhamento de pacientes que haviam tentado o suicídio. Em 2007, o serviço foi ampliado com a criação do Núcleo de Estudos para Tratamento e Prevenção do Suicídio (NEPS), que além do acompanhamento psicológico, disponibiliza atendimento psiquiátrico ambulatorial, terapia ocupacional e reuniões informativas para familiares dos pacientes.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário