quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Ciave na Presidência da Abracit

Foto: Ciave

O Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave-BA), órgão da Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) e sócio da Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos (Abracit), participou nesta terça-feira (21/08) da Reunião Técnica de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATs), em Águas de Lindóia-SP.

O evento contou com a presença de Dr. Paulo de Tarso M. Abrahão, Coordenador –Geral de Urgência e Emergência da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS); Dra. Daniela Buosi Rohlfs, Coordenadora-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental da SVS/MS; Ronald dos Santos, representante da Abracit e presidente da Federação Nacional  dos Farmacêuticos; Dr. Fábio Bucaretchi, atual presidente da Abracit e representantes dos 35 CIATs existentes no país.

Dentre os pontos abordados na Reunião, discutiu-se sobre “A contribuição dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica na qualificação dos atendimentos dos pacientes intoxicados: da informação toxicológica ao cuidado do paciente” e “Os CIATs e a atenção à urgência e emergência no SUS”.
Ao final do evento, foi realizada a assembléia da Abracit para eleição da sua nova diretoria no biênio 2013-2014, sendo eleitos para presidente o Dr. Daniel Rebouças, diretor do Ciave-BA; como vice-presidente a Dra. Marlene Zannin, coordenadora do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC); para secretária a Dra. Maria Lucineide Amorim, coordenadora do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE); como tesoureira a Dra. Ieda Ana Correa, Farmacêutica-Bioquímica do (CIT/SC) e para diretora científica a Dra. Palmira Cupo, do Centro de Controle de Intoxicação de Ribeirão Preto (CCI/Ribeirão Preto-SP).

O Dr. Daniel Rebouças agradeceu a sua indicação e apoio à sua eleição, ao tempo que anunciou que o V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica será realizado na Bahia, em 2014.

Além do diretor do Ciave, técnicos e estagiário do Centro participarão do IV Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica e o 1º Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica, que ocorrerá no período de 22 a 24/08, também em Águas de Lindóia, com a apresentação de diversos trabalhos científicos: “As notificações dos acidentes por animais peçonhentos no Sinan como parâmetro de avaliação para a distribuição dos soros antipeçonhentos na Bahia em 2010”; “Panorama do Programa Estadual de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos na Bahia nos últimos quatro anos (2008-2011); “Perfil das intoxicações por raticidas registradas pelo Ciave-BA em 2011”; “Distribuição espacial dos acidentes ofídicos em pacientes veterinários registrados no Ciave-BA no período de 2000 a 2011” e “Anos potenciais de vida perdidos (APVP) por intoxicações fatais atendidas pelo Ciave-BA entre janeiro de 2005 e dezembro de 2011”, o qual está concorrendo ao prêmio de melhor trabalho do Congresso.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário