quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sesab na Instalação do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

   Foto: Crea-BA
Em audiência pública realizada na manhã da última terça-feira (31/07), no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Salvador, foi instalado o Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA).

Com o objetivo de proporcionar o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos, produtos afins e transgênicos, de modo a fomentar ações integradas de tutela à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente ante os males causados por esses produtos, esse foi o quarto fórum do gênero implantado no país. Além da Bahia, os estados que possuem esse espaço para debate são Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso.

A implantação do Fórum na Bahia foi iniciada em novembro do ano passado com a participação marcante de órgãos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a exemplo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), Centro Antiveneno (Ciave) e Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa).

Além da Sesab, outras instituições participaram das discussões e elaboração do seu regimento interno: o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Estadual (MPE), a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/BA), a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), o Conselho de Comunicação e Políticas Públicas da Metrópole de Salvador (COMPOP) e o Grupo de Recomposição Ambiental (Gérmen/Ligambiente), entre outros.

Durante a audiência pública, aprovou-se o regimento interno e realizou-se a eleição do coordenador geral, o promotor Pedro Luiz Serafim, do Ministério Público do Trabalho (MPT); a coordenadora adjunta, a promotora Luciana Khoury, do Ministério Público Estadual (MPE), e do secretário executivo, o engenheiro agrônomo Fábio Barros, analista técnico do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA-BA)

O médico e diretor do Ciave, Dr. Daniel Rebouças, alertou para a importância de incorporar às discussões do fórum a questão dos produtos utilizados em campanhas de saúde pública, os raticidas e aqueles empregados como medicamentos veterinários, uma vez que estes apresentam grande relevância como agentes causadores de intoxicação. Esta preocupação foi reforçada pela fala de Silvio Roberto (Sindsaude) e da Profa. Débora Preza, do Instituto de Biologia da UFBA.

As instituições interessadas em integrar o Fórum como fundadoras terão até o dia 30 de agosto para assinar o termo de adesão. A partir desta data, a adesão será submetida à aprovação em reunião plenária, mediante voto favorável da maioria simples dos membros do Fórum.

A próxima reunião do colegiado foi agendada para o dia 7 de agosto, às 14 horas, no auditório do MPT. Na ocasião serão discutidos o plano de trabalho do Fórum e a constituição das comissões temáticas, tendo sido sugeridas inicialmente quatro: Estudo, Pesquisa e Extensão; Comunicação e Difusão da Informação; Interiorização das Ações; e Ouvidoria Popular, Fiscalização e Controle Social.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário