terça-feira, 31 de julho de 2012

Técnicos da Sesab e MS Discutem sobre Contaminação em Santo Amaro

     Foto: Jaquelino R. M. Braga
Na última quinta-feira (26/07), técnicos do Centro Antiveneno (Ciave),  da Coordenação de Saúde Ambiental da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Coviam / Divisa / Sesab) e Ministério da Saúde (MS) participaram durante todo o dia de reunião, em Santo Amaro - BA, para discutir sobre o plano de ações que tem como objetivo atender às especificidades de saúde da população do Município exposta aos metais pesados (chumbo, cádmio, cobre, zinco, entre outros), em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

Estiveram presentes à reunião Maria Paula Zaitune, consultora do MS; Jucelino Nery, do Ciave; Imeide Santos e Claudine de Araújo, técnicas da Coviam; João Ricardo Costa, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico; Edson Muniz, Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos; Augusto Cesar Lago Secretário Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos; Janice Brandão, Secretária Municipal de Saúde e José Carlos Souza, vice-presidente da Associação de Moradores de Oliveira dos Campinhos, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Maria Paula Zaitune ressaltou a necessidade de se agilizar a implantação / implementação das ações  planejadas para a atenção à saúde da população exposta aos contaminantes químicos no município. A secretária de saúde, Dra. Janice Brandão, juntamente com seus técnicos, expuseram sobre as ações até então desenvolvidas e as dificuldades encontradas. A técnica Imeide Santos relatou sobre as providências já adotadas pela Sesab para apoiar as ações do Município e afirmou, ainda, que as medidas necessárias para viabilizar o atendimento a alguns procedimentos de média e alta complexidade, necessários na atenção à saúde da população em questão, serão adotadas à proporção que estas demandas forem surgindo.

Ainda como ações já estabelecidas, o Laboratório Central Gonçalo Muniz (Lacen) irá implantar um Posto de Coleta no Município, para coleta de material biológico visando exames toxicológicos, e o Ciave irá promover capacitação em Toxicologia para os agentes comunitários de saúde, agente de combate às endemias, profissionais de saúde de nível médio e superior daquele município no mês de setembro.

A reunião realizada faz parte de uma série de reuniões que o Grupo de Trabalho Setor Saúde-Santo Amaro, da Sesab, vem realizando ao longo dos últimos meses para apoiar a implantação e implementação das ações em saúde à população exposta aos metais pesados em Santo Amaro.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário