domingo, 29 de julho de 2012

Ciave Realiza Sessão Científica Sobre Cáusticos


O Ciave realizou na tarde da última quarta-feira, 24/07, mais uma sessão cientifica, desta vez com o tema "Acidentes por Substâncias Cáusticas". Coordenado pela enfermeira Edilúcia Salomão e o médico Daniel Rebouças, diretor do Centro, o evento contou com a participação dos estagiários de diversas áreas e técnicos do Ciave.
A sessão científica teve como palestrantes os académicos Maraíze Gomes Cruz, de Farmácia, que abordou sobre "Características Gerais dos Cáusticos e a Epidemiologia das Ocorrências"; Gabriela Almeida Borges, de Enfermagem, falando sobre "Tipos de Lesões Provocadas por Cáusticos"; Augusto Franz Conti Rocha Filho, de Medicina, que explanou sobre "Condutas Terapêuticas Iniciais nos Acidentes por Cáusticos", além do Dr. Paulo Paternostro, médico endoscopista do Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Roberto Santos, que falou sobre "Esofagite Cáustica: o papel da endoscopia", e a psicóloga Soraya Carvalho, coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio do Ciave (NEPS), que abordou sobre a "Abordagem Psicanalítica do Suicídio".
Os cáusticos estão presentes em diversos produtos do cotidiano da população em geral como desinfetantes, desengordurantes, desentupidores de pia, limpadores de forno, limpadores e polidores em geral, produtos para piscina, dentre outros, e causam acidentes graves na maioria dos casos.
O Ciave registrou cerca de 7.400 casos de intoxicações em 2009. Destas ocorrências, 453 envolveram produtos cáusticos, principalmente água sanitária (hipoclorito de sódio), soda cáustica (hidróxido de sódio), ácido muriático (ácido clorídrico) e amoníaco (hidróxido de amónio).
Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário