segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vazamento de Benzeno na RLAM


  Foto: Petrobras.
Na madrugada do dia 13/07 (sexta-feira) iniciou-se um vazamento de querosene contaminado com benzeno no piso do tanque subterrâneo de drenagem da unidade da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador.

O setor de Segurança Industrial da refinaria paralisou as atividades no local após a constatação do vazamento, o que ocorreu em diversos pontos.

Segundo informações do Sindipetro-Ba, a linha subterrânea de drenagem dos principais equipamentos da unidade para o tanque de drenagem rompeu, na madrugada do sábado (14), gerando um vazamento ainda maior do produto com contaminação do solo e subsolo.

Técnicos do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CESAT) visitaram o local para fazer inspeção na parada de manutenção da U-30/31 e áreas atingidas pelo vazamento do benzeno. Já na última sexta-feira (20/07), auditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia  (SRTE-BA) interditaram a U-30.

A exposição ao benzeno, um hidrocarboneto, é rapidamente absorvido por via respiratória. Estudos demonstram que a média de absorção respiratória em humanos é de aproximadamente 50%. Com relação à absorção oral, não existem dados em humanos, mas estudos em animais demonstram que cerca de 90% é absorvido por esta via. A absorção dérmica do benzeno é baixa em humanos e animais (menos de 1%). A sua principal via de metabolização é a hepática.

Nas exposições agudas, a absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o Sistema Nervoso Central causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação, sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, vômitos, taquicardia, arritmias, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte.
Os seus vapores são, também, irritantes para as mucosas oculares e respiratórias. A aspiração do benzeno em altas concentrações pode provocar edema pulmonar.

Vários tipos de alterações sangüíneas estão relacionados à exposição ao benzeno, como a leucopenia (principal repercussão hematológica da hipoplasia secundária ao benzeno) e, em menor freqüência, a plaquetopenia isolada ou associada à neutropenia. Pode ocorrer aplasia da medula óssea, que corresponde à depressão de todas as linhagens hematológicas se expressa no sangue periférico através de pancitopenia (leucopenia, plaquetopenia e anemia).

Alterações neuro-psicológicas e neurológicas são descritas na literatura, como alteração da atenção, da percepção, da habilidade motora, da visão espacial, da viso-construtiva, da função executiva, do raciocínio lógico, da linguagem, da aprendizagem, do humor, assim como déficit de memória. Podem surgir ainda astenia, cefaléia, depressões, insônia, agitação e alterações de comportamento.

A RLAM foi uma das primeiras unidades de refino do Brasil. Com capacidade para processar até 323 mil barris de petróleo, atualmente, é a segunda maior refinaria da Petrobras em capacidade instalada e complexidade.

Em suas instalações funciona a maior unidade de craqueamento catalítico (fracionamento do petróleo com o uso de catalisadores) de resíduos da América Latina. Além disso, a refinaria conta com uma fábrica de asfalto, parques de armazenamento para petróleo e derivados, estações de carregamento rodoviário, uma estação de medição para produtos acabados, uma central termelétrica, uma estação de tratamentos de efluentes industriais e um sistema de tratamento de águas.

Diariamente, a unidade coloca no mercado dezenas de derivados, incluindo gasolina, diesel, GLP (gás de cozinha), nafta, óleos lubrificantes, parafinas, n-parafinas, solventes e querosene de aviação. Os produtos abastecem principalmente os estados da Bahia e Sergipe, mas são também enviados para clientes do sul e sudeste do país, além de exportados para países como Estados Unidos e Argentina.

Fontes: Sindipetro / G1 Bahia / Correio / Ciave / Petrobras. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário