segunda-feira, 30 de julho de 2012

Divast Lança Livros com Orientações Técnicas para a Saúde do Trabalhador


Serão lançadas na próxima quarta-feira (01/08), durante o 1º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador na Bahia (RENAST/Bahia), no Grande Hotel da Barra, duas importantes publicações voltadas para a saúde do trabalhador pela Diretoria de Vigilância da Saúde do Trabalhador (Divast).

A primeira relata as "Orientações Técnicas para Ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho" e a segunda trata sobre as "Orientações Técnicas para Proteção da Saúde dos Agentes de Saúde".

O livro "Orientações Técnicas para Ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho" mostra a existência de condições inadequadas nos ambientes de trabalho com exposição de trabalhadores a diversos riscos. Também mostra a utilização de processos de trabalho arcaicos e ou de incorporação de tecnologias que decorrem, muitas vezes, de estratégias gerenciais inapropriadas, o que tem resultado em novas formas de adoecimento dos trabalhadores com aumento significativo de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.

Já a publicação "Orientações Técnicas para Proteção da Saúde dos Agentes de Saúde", este documento vem preencher uma lacuna quanto à atenção integral e à efetividade das ações e programas voltados para a saúde dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), ao abordar o processo e as condições gerais de trabalho, identificando os diversos riscos e indicando condutas e medidas de promoção e proteção da saúde.

Este último foi elaborado com a colaboração de técnicos de diversos órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, entre eles o Centro Antiveneno (Ciave).

Fonte: Divast e Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário